sábado, 8 de agosto de 2009

O MAR AVANÇA!


PRAIA DE PAU AMARELO - O MAR ESTÁ AVANÇANDO IMPIEDOSAMENTE E AS AUTORIDADES NADA FAZEM PARA DEFENDER OS MORADORES, OS COMERCIANTES E OS VISISTANTES!



MORADORES DESESPERADOS COLOCAM MUROS COM TRONCOS DE COQUEIROS, PARA SALVAR AS SUAS RESIDÊNCIAS, ENQUANTO AS AUTORIDADES ESTÃO DE CAMAROTE, OBSERVANDO O MAR DESTRUINDO TUDO!


MATÉRIAS PUBLICADAS SOBRE O MAR QUE AVANÇA

Força do mar destrói bares e muros de casas na orla de Paulista


São 14 estabelecimentos na Praia de Pau Amarelo ameaçados; Prefeitura de Paulista diz que R$ 13 milhões do Governo Federal já foram aprovados, mas ainda não chegaram
Da Redação do pe360graus.com
Moradores e comerciantes da cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, estão preocupados com o avanço do mar. Eles correm o risco de perder casas e bares, enquanto esperam por uma solução para o problema - e faz tempo que eles denunciam.

A força do mar causou a destruição da cozinha de Cátia Maciel (foto 1), que agora é a frente do bar. Não sobraram nem as telhas. A dona do estabelecimento viu, aos poucos, um investimento de uma vida virar ruína e nada pode fazer. “Tinha uma área mais para frente, onde a gente colocava as bandejas dos garçons, e a parte da frente, onde o pessoal tomava sol, curtia o mar”, conta. “Dá uma tristeza, porque era uma praia linda”.
Outros treze bares da Praia de Pau Amarelo, entre eles o de Jorge Ferreira dos Passos, estão na mesma situação. “Começou de dois anos para cá, meu bar era bem mais na frente, mas já troquei de lugar três vezes”, diz.

Em Maria Farinha, também em Paulista, os proprietários de casas localizadas na beira da praia estão apreensivos. Eles reforçaram os muros para tentar conter os estragos causados pelo avanço do mar, mas lembram que as medidas estão longe de resolver o problema de modo definitivo. “A gente tem feito os muros muito altos porque quando o mar bate, ele vem com muita violência”, comenta o comerciante Rodrigo Gomes. “Os gestores deveriam estar atentos, porque isso é função pública”.
 
 
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Paulista informou que o Ministério da Integração Nacional aprovou uma verba de R$ 13 milhões para as obras de recuperação da orla da cidade e contenção do avanço do mar. O trabalho vai começar assim que o dinheiro chegar, o que de acordo com a Prefeitura – o que pode acontecer a qualquer momento.
 


 







Donos de bares e moradores colocam muros de troncos de coqueiros para barrarem o mar.

O mar avança e as consequências são desastrosas! Comércios e residências começam a serem destruídos. É preciso fazer algo.







Praia do Ó e Pau Amarelo. Vejam como estão! Completamente esquecidas, sujas e o mar avança, deixando um rastro de destruição. Vejam este bar à beira mar.


Nossos coqueiros estão sendo derrubados pelo mar, que está avançando em direção às residências.
Há algum tempo, as Praias Norte de Pernambuco estão esquecidas pelos Governantes!
É chegada a hora de todos os Paulistenses se unirem para modificar este contínuo procedimento!

Residências, restaurantes e bares à beira mar, estão sendo tragados pelo avanço das águas!

Com o aquecimento global, as geleiras nos polos derretem e estão jogando bilhões de litros d'água nos oceanos e o litoral é quem recebe o maior impacto.

Parece que todas as obras que são realizadas no Litoral Paulistense, são eleitoreiras, sem visão de futuro, descartáveis e com prejuízo para os cofres públicos! Haja visto algumas ruas que foram calçadas e/ou asfatadas,já estão precisando de recapeamento.

Queremos chamar a atenção dos Gestores Públicos, Moradores, Comerciantes e Visitantes para o AVANÇO DO MAR!

AS PRAIAS DA CIDADE DO PAULISTA E OS BAIRROS DAS PRAIAS PEDEM SOCORRO! É PRECISO TOMAR MEDIDAS EMERGENCIAIS!





PARTIDA EM DEFESA DAS PRAIAS DO PAULISTA - I ATO PÚBLICO FOI UM SUCESSO




Todos se movimentando num só objetivo: "Fazer com que as autoridades prestem atenção para o avanço do mar.

















Uma parte da Equipe no I Ato Público!




JUNTE-SE À NÓS, PARA DEFENDER PAULISTA E COLOCÁ-LA NA POSIÇÃO QUE LHE É DE DIREITO!








Moradora assinando o abaixo-assinado.







Após o Evento "A ORLA QUE QUEREMOS", projeto do JCC, da Igreja Nossa Senhora do Ó, realizado no dia 04 de julho de 2009 - Sábado, foi criada a UNIÃO EM DEFESA DAS PRAIAS E DOS BAIRROS DA ORLA MARÍTIMA DO PAULISTA, composta da ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS E MORADORES DE PAU AMARELO, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CONJUNTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, CONLUTAS E GRUPO DE AÇÃO SOLIDÁRIA. Após várias reuniões, A UNIÃO decidiu fazer o I ATO PÚBLICO, no Forte de Pau Amarelo.



No dia 26 de julho de 2009(domingo), à partir das 08:00h da manhã, aconteceu o I ATO PÚBLICO, no FORTE DE PAU AMARELO, para chamar a atenção dos moradores, comerciantes, visitantes e captação de assinaturas em dois abaixo-assinados: um, para que não percamos as linhas de ônibus Pau Amarelo, Via Cais de Santa Rita e Pau amarelo, via Conde da Boa Vista e o outro para chamar a atenção das autoridades para o avanço do mar! É PRECISO TOMAR MEDIDAS EMERGENCIAIS! Residências, Bares e Restaurantes estão ameaçados! Alguns coqueiros já foram derrubados e bares destruídos!




REPORTAGEM VEICULADA NO JORNAL"à beira mar", ARTIGO ESCRITO PELA JORNALISTA MARIÂNGELA BORBA!